terça-feira, 22 de outubro de 2013
Casamento: Conselhos que Transformam Casamentos!
O que vale mais no relacionamento de casal não é quem está certo, mas o que está certo.
1. Vigie sempre o seu coração.
“Haverá momentos no seu casamento em que você terá a impressão que casou com a pessoa errada. É nesse tempo que pode haver um esfriamento do amor”.
Verifique com freqüência os movimentos da sua alma, supervisione o seu coração, faça perguntas para você mesmo. Quando isso começou? Por que eu passei a enxergá-lo (a) desta forma? O que me atraia que não me atrai mais nele (a)? Se eu sempre o (a) amei, por que estou em dúvida hoje?
Amar é mais do que um sentimento, é uma decisão. A saída para qualquer crise no amor é a oração e a leitura da Palavra. Orar é reconhecer que quando Deus assume o controle da nossa vida, ele corrige aquilo que está errado em nós. Nas minhas orações eu sempre peço ao Senhor que me ensine a amar minha esposa como Cristo ama a igreja e aos meus filhos como Ele nos ama. Ler a Bíblia é manter os olhos na bússola de Deus para não se perder na caminhada.
Já ouvi muitos maridos e esposas dizendo: “Estou angustiado (a) no meu casamento, a impressão que tenho é que não amo mais meu cônjuge”. Quando isso acontece, o homem ou a mulher tem que perguntar para si mesmo: Nós nos amávamos quando começamos a construção do relacionamento conjugal? Todo efeito tem uma causa. Será que este esfriamento do amor não foi porque de repente os meus olhos mudaram de foco, de direção? Será que eu parei de colher por que deixei de semear o melhor de mim no meu cônjuge? Será que a falta de diálogo fez crescer uma barreira entre nós e hoje estamos juntos, porém separados na alma? Será que eu permiti que outra pessoa ocupasse em meu coração o lugar que por direito é exclusivo do meu cônjuge? As respostas para estas perguntas podem ajudar aqueles que precisam superar a crise do amor. Jesus disse para a igreja que estava em Éfeso uma frase que muitos gostariam de dizer para o cônjuge: “Alguma coisa esta errada: você não me ama como no princípio! Pense naqueles tempos do seu primeiro amor, como está diferente agora! E volte-se para mim outra vez…” (Ap 2:4,5 – Bíblia Viva).
A maioria dos casamentos cansados tem como causa principal o esfriamento do amor. Hoje é um dia oportuno para você colocar o termômetro no coração e conferir a temperatura do seu amor pelo cônjuge.
Tempo para Deus
Diz a Palavra de Deus em Efésios 5.14-17: “14 - Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. 15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 - Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17 - Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”
Nas minhas andanças pelo Brasil, pregando o Evangelho de Cristo, uma das questões que mais me intriga é quando eu encontro pessoas que crêem em Cristo, seguem denominações que usam a Bíblia, mas não crêem que a Bíblia é a Palavra de Deus. Eles, apesar de se denominarem cristãos, crêem em seus líderes, nas doutrinas criadas por eles, mas não crêem na Palavra de Deus. Eu sempre que vou evangelizar alguém, pergunto se a pessoa crê que a Bíblia é a Palavra de Deus e, se ela não crê, em primeiro lugar, antes de falar do amor de Deus e do Seu Plano de Salvação, falo da Palavra de Deus e procuro ensinar que a Bíblia é a Palavra de Deus, pois, sem crer assim não adianta argumentar sobre as palavras que estão nas Santas Escrituras.
Antigamente, no meu tempo de menino, havia um apelido pelo qual chamavam os Evangélicos que me intrigava muito, eram chamados de “bíblias”. Aquele apelido, apesar de muitas vezes ser usado de forma pejorativa, tinha um motivo de muito orgulho para os que assim eram chamados. Pois o que na realidade o apelido dizia é que aquele povo, para tudo que fizesse, usava a Bíblia como orientação para suas atitudes.
Hoje, é com muita tristeza que falo, vejo que muitas vezes encontramos pessoas que se denominam evangélicas que não crêem que a Bíblia é a Palavra de Deus e de que nela não existe erro. Estes evangélicos, que não podem ser chamados de “bíblias”, quando questionados sobre a relação de suas atitudes e o que está escrito na Palavra de Deus, respondem: “não é bem assim”, não podemos Levar ao “pé da letra”, etc.
Novamente encontro, mas agora no meio dos evangélicos, pessoas que dizem crer em Cristo, mas não crêem que a Bíblia é a Palavra de Deus e, portanto a expressão máxima da verdade! Se você é assim, não adianta ler o que vou escrever, pois antes devo orar para que o Espírito Santo o convença.
Mas para você que crê que a Bíblia é a Palavra de Deus, que devemos segui-la e nos desviar de qualquer doutrina ou prática contrária aos seus ensinamentos, então leia com atenção!
Em II Corintios 4.2-4, a palavra de Deus nos orienta: “...rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus..... nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”.
É seguindo este conselho que te alerto e te convoco a deixar as coisas que nos fazem passar o tempo sem uma produtividade efetiva para o Reino de Deus, a deixar os joguinhos, as leituras desnecessárias que ocupam o lugar da Palavra de Deus em nosso tempo e na nossa mente, as brincadeiras e conversas que me tiram da sobriedade necessária para vivermos da forma que o Senhor quer, os amigos e lugares que, mesmo falando que são cristãos, praticam o que é contrário ao que diz a Palavra de Deus.
Por último, deixo aqui um conselho da Palavra de Deus: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Corintios 15.33).
para reflexão
PAZ TEMA: O QUE É O CASAMENTO ? O QUE É UNIÃO ?
O casamento, é a união de duas pessoas ( homem e mulher ), com o fim de construírem uma vida em comum, e baseada
no amor. É bom ressaltar que deve ser baseado no “ amor ”. Não podemos considerar casamento apenas:
a) Quando duas pessoas vivem na mesma casa;
b) ou duas pessoas vivem juntas e tem relações sexuais;
c) ou mesmo o ato de duas pessoas apenas juntarem-se.
São situações muito comuns nos dia de hoje, mas que não é saber que são situações que Deus não aprova como “
casamento “. Se você está uma das situações supracitada é aconselhável rever seus conceitos sobre o que é casamento.
E mudar, para que você possa ser abençoado por Deus.
O verdadeiro casamento é um homem juntar-se a uma mulher para ambos:
a) Construírem, dia após dia, um lar em conjunto, ou seja, uma ajuda mútua;
b) Ensinarem e educarem os filhos a serem futuros cidadãos da sociedade e também do reino de Deus;
c) Construírem uma lar onde reina a paz e amor de Cristo e viverem de acordo com os padrões Bíblico e não conforme o
ritmo deste mundo, conforme diz a Bíblia em Romanos 12: 2, “ E não vos conformeis com este século, mas transformaivos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. “
O QUE É UNIÃO ?
É andar lado a lado; caminhando na mesma direção.
Um exemplo de união:
Quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida passamos a carregar o fardo de Jesus, ou seja,
seguiremos com Jesus na mesma direção .
O próprio Jesus diz em Mateus 11: 29 e 30 “ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e
humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve ”
Em outras palavras, este convite é para se rejeitar o jugo cruel do mundo e do pecado, e para receber o suave de Cristo
( é suave porque Cristo carrega o peso por nós ).
Então, devemos nos unir a Jesus. Se Ele vai para a direita, temos que virar para a direita, porque se virarmos para a
esquerda vamo-nos magoar, porque o Líder é Jesus. Isto significa que os dois andam lado a lado, e isto é união. Mas, infelizmente, isto não acontece em muitos casamentos, porque o marido quer ir para a frente e a esposa quer ir para
trás. Ou, um quer ir para a esquerda e o outro empurra para a direita. O resultado é ficarem magoados, concorrendo
para um futuro desentendimento e até a lamentável separação se caso ambos não mudarem de idéia ou de ponto de
vista.
CONCLUSÃO:
No casamento, Deus instituiu um líder que é o marido. ( Efesios 5: 23, diz: ” porque o marido é o cabeça da mulher, como
também Cristo é o cabeça da igreja ... “ ) e I Coríntios 11: 3 “ .. Cristo é cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da
mulher, e Deus o cabeça de Cristo.”
Para o nosso casamento ter as bênçãos de Deus temos que seguir o líder que Deus instituiu.
O casamento pode ser a coisa mais maravilhosa deste mundo, mas também pode ser a coisa mais triste, mais amargosa
deste mundo. Depende dos dois andarem em união
Assinar:
Postagens (Atom)